Um brinde à sobrevivência



Dizem que o mundo comporta três tipos de pessoas: as que fazem acontecer, as que esperam acontecer e as que perguntam o que está acontecendo. Atualizo paras os três tipos de fascistas super na moda: fascistas de primeira, fascistas de segunda e fascistas de terceira.

O primeiro atira nos alvos que devem ser demolidos. O segundo não tem ideia de porque existem os alvos, mas se alinha ao primeiro por pura identificação inconfessável e por fidelidade canina. O terceiro sabe de tudo, mas se omite; não tem fibra. O primeiro é o valentão covarde. Já falei dele aqui. O segundo é o palhaço que se faz instrumento do primeiro. O terceiro é o frouxo que se cala.

O primeiro é a favor do ódio, da exclusão, da redução da maioridade penal, da intervenção militar, do fechamento das fronteiras aos imigrantes de periferias capitalistas e do fechamento das quadras de Brasília. O segundo repete essas bobagens, reza e segue adiante, sempre à direita. O terceiro é o alienado cordial. Sabe de tudo, mas garante que não tem nada a ver com isso.

O primeiro tem muitas taras, o segundo é moralista e o terceiro se quer bacana. O primeiro se alimenta do segundo e ambos são o que são e fazem o que fazem porque sabem da total inércia moral do terceiro. No fundo, todos têm a mesma patologia: são perversos, cínicos, desumanos e medrosos, cada um à sua maneira.

Logo mais, estarão todos reunidos, celebrando-se e planejando mais um ano de estupidez, enraivecendo quando olham no espelho, esquecendo-se nas viagens de férias. E nós vamos transitando entre golpes, omissões, covardias, conveniências, falsidades, expurgo do outro; entre parricídios, fratricídios, filicídios; entre exposições fechadas, igrejas abertas, falta de argumento. Depois, viva o ano-novo! Mensagens de felicidades, de paz, de amor e de saúde. E o circo recomeça. E o circo se mantém.


Denise Macedo é polemista por vocação,

professora, Doutoranda e Mestre em Linguística,

com pesquisas na área de

Análise de Discurso Crítica

#fascismo #covardia

7 visualizações

© 2017 by Casa da Mão

Brasília, Brazil

acasadamao@gmail.com

+55 61 99239 9779

visite nossa página

  • Facebook Social Icon

Casa da Mão: Arte, Design e Educação