top of page

A Construção do Livro: o caso de um periódico


Capas de uma coleção têm relação íntima entre si. Singularidades e padrões na linguagem visual conferem identidade à série e caracterizam o trabalho do designer.


O periódico Discursos Contemporâneos em Estudos estimula o debate acerca do papel que o discurso e os textos desempenham nas práticas, nos eventos e nas estruturas sociais. Foca em estudos do discurso relacionados ao processo de globalização; às construções multimodais; às noções de identidade, de identificação e de diferença; à categoria de gênero; e às práticas de letramento.


Para alcançar uma identidade visual forte ao longo de muitos volumes, coerente com esses temas e surpreendente para o público a cada nova edição, o designer da Casa da Mão organizou uma composição em que a palavra-chave Discurso muda de cor, de volume para volume, mas seu desenho e sua harmonia com o fundo e com os demais elementos do arranjo visual permanecem, mantendo a identidade visual do periódico. Mesmo sem poder definir quais seriam as cores empregadas nas muitas capas que estariam e estão por vir, Newton Scheufler criou e vem criando combinações cromáticas precisas e complementares, estabelecendo marcante distinção entre um volume e outro e, ao mesmo tempo, mantendo a identidade visual do periódico. Sombras criam efeitos de profundidade que reforçam a expressividade dessa linguagem visual.


A estrutura fixa, a tipografia sem serifas e a ousadia das cores fazem dialogar a sobriedade característica de periódicos científicos e a variedade de recursos da linguagem multimodal, aspecto-chave das pesquisas da multimodalidade desenvolvidas no campo da Linguística. O designer se aproveita da liberdade que lhe é dada na criação e na disposição dos elementos para o próprio prazer estético, mas também por coerência à linha de pesquisa, que vai do discurso verbal ao não verbal, incluindo, aí, a arte. A soma desses elementos resulta no conceito do designer, que é também artista plástico e professor.


Essa construção com ferramentas do design moderno foi e é crucial às discussões em torno das diversas possibilidades de linguagem, de composição e de construção de sentido que as novas tecnologias proporcionam, aumentando a complexidade de análise dos textos modernos. À capacidade, como também à responsabilidade de adicionar conteúdo artístico na veiculação de conteúdos de outras áreas do conhecimento, acrescentou-se o dever de transmitir esses conceitos para as novas gerações de estudantes. Esse é o caráter propedêutico da Casa da Mão.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page